quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chrono Trigger - Tutorial

Uma equipe apelidada de Equipe dos Sonhos (The Dream Team) em 1995 concluiu um projeto que se estendeu por mais de três anos. Este projeto da Squaresoft , prometeu ser o RPG mais revolucionário que já havia sido criado.

    Realmente se tornou um sucesso absoluto ao ser lançado para o Super Nintendo e foi um dos games de maior vendagem da história da produtora.

    Graças a este jogo de estratégia, seus milhões de jogadores passaram a buscar RPG´s com qualidade, visto que o gênero ainda estava em seu início, aqui no ocidente.

 Não era de se esperar menos dessa Equipe dos Sonhos. Segue a lista de seus participantes:
  • Hironobu Sakaguchi – produtor da série Final Fantasy;
  • Yuji Horii – diretor da série de jogos Dragon Quest;
  • Akira Toriyama – criador de mangás famosos, como Dragon Ball;
  • Kazuhiko Aoki – produtor e;
  • Nobuo Uematsu – músico de Final Fantasy.
  Seu sucesso foi tão grande que em 1999 foi lançado para Playstation1 uma nova versão do jogo com a adição de animes, criados pelos estúdios de Akira Toriyama, que foram distribuídos pelo game desde sua abertura até seu final, de modo a realçar as mais importantes passagens do game, rendendo-lhe mais uma multidão de fãs que esperavam ansiosamente um novo jogo em 3D.




Chrono Trigger trouxe novidades em todos os ramos dos jogos de estratégias: enredo, gráficos, trilha sonora, sistema de batalhas e jogabilidade.

Enredo


Sua história de ficção científica, misturada com certa dose de drama e comédia é baseada nas viagens no tempo, no qual nossos personagens vão descobrindo que haverá um futuro de destruição, mas que pode ser reescrito pelos nossos protagonistas para o bem da humanidade.
Suas opções dentro do jogo afetarão o possível final que será exibido, mas também se adicionou o recurso novo jogo sem perder itens e experiências já alcançadas, para que possam ser vistos os outros finais.

Gráficos


   Ao analisarmos a riqueza de detalhes que todos os ambientes que o jogo possui, realmente ficamos impressionados por se tratar de um jogo criado para o Super Nintendo. Não se esqueceram de nenhum dos movimentos das sombras, efeitos de luz e transparência em todo o decorrer do enredo.
Mesmo com a versão para PS1 o game não foi considerado como atrasado, mas fez muitos relembrarem o que é um game com qualidade.

 Trilha Sonora


Como de costume no lançamento de jogos no Japão, lançaram a trilha sonora do jogo, mas que também surpreendeu a todos por se tratar de um CD triplo, o que poucos games até hoje conseguiram fazer.
 As melodias do jogo eram corretamente sincronizadas aos ambientes e batalhas, se aliando perfeitamente aos efeitos sonoros limpos e de altíssima qualidade.

  Sistema de Batalhas


 Novamente, impecável e inovador, pois até então os games só conheciam o sistema de batalhas aleatórias a todo o momento e sempre em uma tela secundária à tela do jogo.
 Em Chrono Trigger, todos os oponentes são vistos nos mapas das cidades, florestas, castelos e podem ser evitados, caso o jogador desejar.
Não há batalhas no mapa do mundo e nem uma tela aleatória para as batalhas, ou seja, não haverá batalhas surpresas e indesejadas, o que mais irritavam do que divertiam.
O mais impressionante é que ao entrar em confronto, os oponentes já se espalham na tela corrente para iniciar a batalha.
Somado a isso, o nível estratégico aumentou, pois os seus personagens podem executar técnicas duplas ou triplas com diferentes efeitos, tornando necessário conhecer os ataques e fraquezas de cada oponente além do tipo de ataque de cada um dos 7 personagens que você pode controlar.

Jogabilidade


A arquitetura dos mapas mantém um bom nível de interação com o jogador, permitindo a solução de quebra-cabeças e desafios que tornava a aventura mais atraente e se diferenciando do velho padrão apenas lute e assista a história.
 Ao passear pelos mapas das seis diferentes eras, é possível notar quão bem foram elaborados e desenhados para retratar com perfeição as diversas passagens temporais, possibilitando a passagem em um mesmo local em diferentes épocas da linha do tempo.

Continuações


  Este inovador jogo teve 2 continuações, uma totalmente diferente do que vimos, conhecida por Radical Dreamers e a outra, mais próxima ao início da série, chamada Chrono Cross.

-Radical Dreamers:

Em Radical Dreamers, não podemos esperar ver inovação em nenhuma das modalidades citadas acima, apenas foi uma continuação do enredo principal e que amarra a história entre Chrono Trigger e Chrono Cross, fornecendo apenas uma base para o tema recorrente no terceiro jogo, e que será citado mais para frente.

    Este jogo não ficou tão conhecido pois foi liberado em 1996 apenas no Japão para o console ainda mais desconhecido Satellaview da Nintendo. O sistema Satellaview (também chamado de BS-X) foi um add-on do Super Famicon que nunca saiu do Japão – principalmente porque foi um desastre. Famílias japonesas acoplaram um receptor ao Super Famicon, permitindo-o baixar jogos de um satélite chamado St. GIGA para cartuchos em branco. Além das limitações para o download, falta de suporte, e alto custo (aproximadamente $150, mais uma mensalidade) o sistema ficou ativo de 23 de abril de 1995 a 30 de junho de 2000 e recebeu novos jogos até março de 1999.

    A modalidade do jogo Radical Dreamers é bem parecida àqueles livros de RPG´s, nos quais temos a história escrita e sempre temos que escolher uma das duas ou mais opções para continuar a história, podendo cair em armadilhas e encontrar oponentes. No caso de alguns dos livros as batalhas eram ajudadas pelos dados, que determinavam à força do ataque ou a potência da defesa, porém no game era decidida pelas escolhas que você pode fazer a cada turno.





Hoje já conseguimos encontrar uma versão traduzida para o inglês pela DemiForce e até algumas tentativas de tradução para o português.

    Pelo estilo do jogo ser totalmente em textos, sem a interação entre jogador e personagens, apenas os reais fãs o jogaram para entender sua história, já que esta daria a base para a criação do Chrono Cross.

-Chorono Cross

    Chrono Cross, lançado em 1999 para Playstation 1, não chegou a ser tão inovador quanto sua origem, mas também recebeu altos índices de elogios e críticas, ganhando a raríssima nota 10.0 no GameSpot. Teve um milhão e meia de cópias vendidas em todo o mundo o que levou ao seu re-lançamento com o selo Greatest Hits e uma vida estendida no Japão como parte do Ultimate Hits series. O jogo recebeu ainda uma edição especial chamada Millennium Edition, que vinha acompanhada de um calendário, um relógio e uma compilação musical.





Além de altos índices manteve bem de perto as características do Chrono Trigger com a adição da qualidade gráfica em 3D.

    Permaneceram muitos dos aspectos positivos da versão do Snes, no qual não ter batalhas aletórias a todos os momentos e a escolha dos oponentes, podendo desviar de alguns e também, não ter nenhuma luta no mapa do mundo.

O único porém é que as lutas agora ocorrem em um cenário de batalha, separado da tela corrente, mas que ainda permanece em perfeição mediante as limitações de sua plataforma.

Mantiveram os múltiplos cenários e vários personagens, com um enredo único e diversos finais. Mas o que mais é envolvente no jogo é que no começo são jogos completamente diferentes, mas que no desenrolar da história nota-se quais são as relações que há na série toda.

Não temos mais as viagens no tempo como foco principal, mas a existência de dimensões paralelas por causa de alterações nos eventos de alguma época. Seria o resultado do que foi alterado em Chrono Trigger.

A jogabilidade possui três características importantes: o Sistema de Batalha, os Elements e o Elemental Field.

Sistema de batalha


Foi incluído o sistema de combos que permite que o jogador escolha entre três níveis de ataques, e junte-os de forma a produzir um conjunto de golpes efetivo. A medida que os personagens aumentam suas habilidades e novas técnicas surgem, o jogador poderá juntar forças de dois ou mais personagens assim como em Chrono Trigger.

Elements


No mundo de Chrono Cross, a magia é controlada pelo uso dos Elements, feitiços que têm suas posições designadas em uma tabela de elementos. Dependendo de sua posição, magias fracas podem ser fortalecidass ao custo de mais tempo para execução, enquanto magias fortes podem ser lançadas rapidamente, perdendo parte de seu poder. Cada ataque físico, dependendo do nível de força, acrescenta um valor respectivo no seu Grid, sendo consumido ao ser usado.

O jogo inclui ainda as famosas Summonings, que aqui são Elements que consistem na conjuração de alguma criatura poderosa, muito comuns em jogos como Final Fantasy, e que requerem um esforço maior para serem realizados.

Além disso, cada element e cada personagem tem um cor específica, influenciando a eficácia de feitiços quando executadas por personagens de cores iguais ou opostas ou contra certas cores de oponentes.

Elemental Field


Cada batalha apresenta um mostrador das última três cores de magias utilizadas (partindo de cores que são influenciadas pelo local). Esse mostrador é o Elemental Field, uma determinada cor no elemental field determina que cor está predominante no campo sendo dessa maneira vantajoso para personagens ou inimigos daquela determinada cor, ataques físicos, elements e inclusive a defesa serão incrementados conforme o campo incline-se para a cor de algum personagem no campo de batalha. sem mencionar as "summonings" que só podem ser ativadas quando o elemental field está completo com sua respectiva cor.


Considerações Finais


Notas:
Oliver      9,0
Sir Vinex  9,0

Apesar das grandes avaliações que estes jogos receberam, com exceção do Radical Dreamers que não foi realmente divulgado e difere-se totalmente em jogabilidade e gráficos, são jogos que não são tão fáceis de avaliar sem ter jogado. Mas a partir do momento em que você os joga, fica ansioso sobre qualquer novidade com respeito a uma possível continuação, por ter uma história tão envolvente.

Escutou-se um relato que em 2001, a Square registrou o nome Chrono Break para uma possível continuação, mas em 2003 foi abandonado. Em 2008, relançaram o Chrono Trigger para DS com a utilização das duas telas, uma para o jogo principal, outra para os mapas e ações das batalhas.

Portanto, incentivamos a todos os interessados, antes de fazer avaliações tirar suas próprias opiniões, jogando esses jogos e não se arrependerão. Caso quiserem dicas, truques e até detonados, podemos postá-los, mas favor postar!

Agradecimentos à http://www.retrobits.com.br/ e http://pt.wikipedia.org/

Social Players mais que um clã, uma família! ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário