quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Harvest Moon - Tutorial

Falando em estratégia, que tal misturá-la com as atividades da fazenda: o resulta é este tranqüilo jogo chamado Harvest Moon. Normalmente a história é baseada em um garoto/garota que perdeu seu avô e deixou uma fazenda ao personagem como herança, e que deverá ser arrumada, reerguida e ainda obter lucro ou senão a cidade vizinha irá à falência.

Neste simulador, você será pecuarista e agricultor, pois pode criar galinhas, vacas, ovelhas, um animal de estimação e um cavalo, além de plantar e cuidar das plantas/verduras/legumes, recolher minérios, pescar, fazer amigos, casar e ter filhos. Consegue reformar sua casa, melhorar suas ferramentas, entre outras melhorias no estilo de vida de seu personagem e que podem facilitar o trabalho.

Ao entrar na fazenda ela está uma verdadeira bagunça, mas aos poucos você deve ir melhorando-a. Você poderá fazer amigos na cidade onde você pode comprar o que precisa para sua fazenda.

O interessante é que, suas atitudes e seu rendimento determinarão a seqüência de eventos que acontecerão em cada uma das estações do ano e no final do jogo. Sempre o jogo te recompensará ou punirá de alguma forma pelas suas ações, visto que o personagem tem algumas características a serem observadas (contente ou cansado ou até doente).

A série é feita pela Marvelous Interactive, e não pela Natsume, que é a distribuidora na América, como muitos pensam.

Há um pouco mais de 20 versões e a série já tem mais de 10 anos, mas aqui citaremos as mais conhecidas e os últimos lançamentos.


Harvest Moon (1997)

Apesar de ter sido lançado nos Estados Unidos em 1996, surpreendeu seus jogadores com um gráfico impecável para os fanáticos pelo SNES. Ficou conhecido pelo incentivo à série de jogos de simulação da vida real.

Neste jogo não há a opção de jogar com a garota, mas muitas garotas gostaram do jogo pelo seu estilo envolvente e sem violência. E também há a possibilidade de se casar.

No mesmo ano, lançaram a 1ª versão da série para o console portátil Game Boy, com o nome Harvest Moon GB, que mais tarde ganhou cores e foi lançado com o nome Harvest Moon GBC. E nestes há a possibilidade de jogar com o garoto ou com a garota, porém não há como se casar.

Nesta 1ª saga da série Harvest Moon seu intuito era cuidar da fazenda – plantando e colhendo – e dos animais – galinhas, vacas. Além de brincar com o cachorro, andar e escovar o cavalo e fazer amigos pela cidade.



Notas:
Oliver 10,0


Harvest Moon 64 (1999)

Nesta versão manteve-se tudo que tinha nas anteriores, aumentaram a criação das ovelhas, um álbum de fotos, novos festivais e personagens, a criação da estufa, mas o que mais chamou atenção nas mudanças foi o gráfico virar 3D, mesmo que alguns comentem que está em um baixo padrão para o Nintendo 64.

A história é um pouco alterada, pois neste HM seu pai deixa a fazenda em suas mãos e diz que irá voltar em três anos.

Novamente não é possível escolher a garota para jogar.



Notas:
Oliver 9,0


Harvest Moon 2 GBC (2000)

Este jogo é a versão portátil do HM 64, com o acréscimo da escolha da garota para jogar. Porém acredito que muitos não o jogaram (somente os reais fãs), pois o gráfico voltou a ser 2D. Mas as imagens se aproximaram muito das do jogo original do SNES.

Particularmente acho que a fazenda ficou um pouco desestruturada, pois a área de plantio ficou muito longe da casa, mas a vantagem é que há um rio que corta a área de colheita o que facilita a regagem.

Outra facilidade foi a inserção dos pastos para cada animal, ao invés de solta-los no campo da colheita.



Notas:
Oliver 6,0


Harvest Moon Back to Nature (2000)

Um pouco depois do HM2 para GBC lançaram a nova versão 3D do jogo para Playstation 1. Foi o primeiro jogo da série que não foi lançado para os consoles da Nintendo.

Mantiveram os personagens do HM 64, mas algumas funções e relacionamentos foram alterados. Há mais festivais e mais tipos de sementes para plantar.

Pelo menos a equipe de desenvolvimento acertou em mais um ponto: melhoraram os gráficos 3D.

O controle de sua produção e de seus relacionamentos é bem definido, além de sabermos exatamente quando nosso personagem (não dá para jogar com a garota) está cansado – já vem das versões anteriores – ou até exausto.

Assim como no HM 64, a jogabilidade está bem mais fácil e simples do que suas versões anteriores.



Notas:
Oliver 10,0


Harvest Moon 3: Garotos conhecem Garotas (2001)

Mesmo tendo um sucesso rápido nas versões do Game Boy Color, por causa de suas mudanças perante as versões anteriores, manteve os gráficos 2D, o que acarretou a perda de espaço com as versões 3D sendo divulgadas e comercializadas.

Nesta versão você poderá escolher entre a garota ou o garoto, que morarão juntos, trabalhando lado a lado, mesmo antes do casamento. Logo ao iniciar o jogo você também poderá decidir qual animal de estimação escolher (três tipos de cães, três tipos de gato, porco ou falcão).

As vantagens dessa versão é que seu parceiro pode fazer qualquer função que você faça, mas você deve pedir para ele e se preocupar se ele fará corretamente. Lembrando que o garoto é melhor no trabalho de campo e a garota melhor com os animais, por isso que você deve sempre sincronizar suas funções.

É a primeira versão para GBC que é possível se casar, porém apenas com seu parceiro de trabalho.

O jogo se tornou um pouco mais complexo, pois alteraram um pouco a jogabilidade, já que acrescentaram novas ferramentas e não há mercado na cidade, já que você mora próxima à única aldeia de uma ilha.

Para fazer compras você deve saber os dias exatos que o barco vem até a doca da aldeia, ir até o centro (“continente”) e lá você pode fazer as compras de sementes, animais e outros itens.

Dessa vez você pode criar cavalos, ao invés de ter apenas um que te leva onde você quiser dentro da fazenda. Agora você contribui com o aquário do centro, pescando diferentes tipos de centro.



Notas:
Oliver 7,0


Harvest Moon: Save the Homeland (2001)

Esta versão para Playstation 2 marcou algumas mudanças na série HM, pois alteraram os personagens, a vila e também o motivo de você ter que salvar a vila. Dessa vez, se não trabalhar direito e reerguer a fazenda de seu avô, o local será transformado em um resort e um parque de diversão.

Há nove tipos de finais diferentes, o que incrementa a vontade do jogador querer tentar de tudo para ver todos os tipos.

Nesta versão você não terá cavalos e ovelhas para cuidar assim como o HM3, mas você terá que executar algumas tarefas para conseguir um cavalo e um cachorro, ou seja, você não os terá caso não execute determinadas tarefas.

Os gráficos mudaram um pouco da versão para o PS1, mas assim como o HM64 está um pouco abaixo do nível dos gráficos do PS2, mas a jogabilidade continua bem parecida com a sua predecessora na plataforma Sony.



Notas:
Oliver 8,5



Harvest Moon: Friends of Mineral Town (2003)

Depois de um tempo sem novas versões do HM, relançam o jogo HM Back to Nature para o Game Boy Advance. Logicamente, o gráfico não é espetacular, pois é 2D um pouco mais bonito.

Mineral Town é o mesmo nome da cidade em que o protagonista do jogo do Playstation 1 vive.

A jogabilidade não é alterada, mas pelo menos alguns eventos e festivais são alterados.

Nesta versão só é possível jogar com o garoto, mas logo em seguida, a Natsume, lança a versão para garotas: More Friends of Mineral Town; que altera apenas os eventos e as possibilidades de casamento.



Notas:
Oliver 7,5


Harvest Moon: A Wonderful Life (2004)

Grandes mudanças foram feitas para esta versão: uma nova aldeia, com novos personagens e incrivelmente o envelhecimento, no qual você chega a ver seu filho crescer e começar a cuidar da fazenda, logicamente vê os demais personagens envelhecendo também. O gráfico foi melhorado, mas particularmente acho os habitantes da cidade muito estranhos.

Foi lançado inicialmente para Game Cube e depois para Playstation 2. A versão de Game Cube tem a possibilidade de interagir com a versão do GBA comentado anteriormente, com alguns eventos especiais.

Assim como a versão do GBA, primeiro lançaram a versão cujo protagonista é um garoto e depois, apenas alguns meses depois, lançaram a versão da protagonista garota (Another Wonderful Life ou Special Edition).

Mas esta versão para as garotas foi pouco vendida, pois era muito similar com a versão do garoto, até nas pequenas falhas.



Notas:
Oliver 8,0


Harvest Moon: Magical Melody (2006)

Esta versão possui um outro nome, Poem of Happiness for World e foi lançado para Game Cube com um gráfico totalmente diferente dos já apresentados anteriormente.

É possível escolher entre o garoto ou a garota para ser o personagem principal, mas em 2008, ao fazerem uma nova versão para o console Nintendo Wii, retiraram a opção de escolha do personagem para acrescentar os movimentos-sensíveis para ações como pescar e a minerar, mas foi muito criticado pelos fãs.

Retornaram com os variados tipos de peixes e não só os três tipos – pequeno; médio e grande – da maioria das versões.

Uma grande mudança é a escolha de sua fazenda, mas cada uma das três disponíveis tem suas vantagens e desvantagens para o jogador, mas terá que se mostrar adaptável ao que o jogo oferece.




Notas:
Oliver 8,5

Harvest Moon DS (2006)


Lançado para Nintendo DS retorna o jogador a mesma cidade dos jogos Wonderful Life (garoto e garota), com uma história espelhada no mesmo jogo e também no Magical Melody, porém com a jogabilidade do Friends of Mineral Town para o GBA.

Nesta versão você controla um garoto e na versão DS Cute, uma garota, e sempre tem um fazendeiro rival para competir.

Vantagens do DS é ter 2 telas, mostrando sempre coisas diferentes, mas a plataforma obrigou a reduzir novamente o gráfico.




Notas:
Oliver 6,0



Considerações Finais

Existem alguns outros jogos do Harvest Moon que melhoraram a jogabilidade e os gráficos, mas que mudaram bastante os cenários das cidades e até outros objetivos além de ajudar a cidade a prosperar.

Em 2007, para o 10º aniversário desde o início da série foi desenvolvido um jogo para o DS com uma pequena diferença do original, chamado Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon, o qual foi descrito pelo produtor da série Yoshifumi Hashimoto como sendo “o Harvest Moon onde você tem uma espada”. Ou seja, uma mistura entre o jogo da fazenda e um RPG estilo Zelda. Também marca o início da série Rune Factory.



Island of Happiness foi lançado em 2008 para o DS e possui a escolha do garoto ou garota, que sofre um naufrágio com uma família de quatro pessoas e acabam em uma ilha deserta. Por causa da agricultura novos colonos serão atraídos e prestam serviços de agricultura e pecuária.

Tree of Tranquility foi lançado em 2008 exclusivamente para o Wii e a história de ajudar a ilha, através de suas atividades agricultoras e pecuaristas, retorna. Nesta versão podemos ver a grande melhora dos gráficos.



Para 2009 temos os títulos Animal Parade para Wii e Sunshine Island para DS e foram lançados nada menos que dia 10 de Novembro.



Existe um título, chamado Puzzle de HM, mas também em 2009, será lançado sua continuação com o título HM Frantic Farming, ambos para DS.

O Japão possui ainda outros títulos que não chegaram a ser produzidos para as Américas, mas com certeza podemos esperar muito mais dessa série tão empolgante e envolvente que te mostra a vida na fazenda, cuidando de animais, das plantas e verduras.

Podemos aprender sobre o cuidado com a natureza, com os animais e até mesmo com nossos amigos e parentes. Este jogo não é só diversão é um aprendizado!

Qualquer novidade será comunicada! E dúvidas, favor postarem!

Agradecimentos à HM Farm e Wikipédia

Um comentário:

  1. cadeo harvest moon inocent life? cade exijo ele ashahshahhs

    ResponderExcluir